16 de agosto de 2010

J.F.C Estudos


DISCURSO PÚBLICO de Charles Taze Russel
"O Templo de Deus", em 1913


Prezados amigos,

Venho com esta "novidade" traduzida para o português e que deve fomentar a discussão sobre a participação ou não de Russel com a Maçonaria. Vou me eximir de dar uma opinião sobre se ele era maçom ou não, e vou deixar a cargo do leitor tirar as próprias conclusões. Mas a transcrição do discurso "O Templo de Deus", proferido por ele em 1913 em uma loja maçom é de fato muito interessante. É um resgate do passado da Watchtower, que pode ser útil tanto para TJ's como para qualquer pessoa interessada no assunto.

Agradeço a colaboração de Romilda Galiardi, que traduziu e me enviou o texto para publicação.

OBS: Os originais da transcrição em inglês de um relatório da convenção especial de 1913 podem ser vistos aqui: P.120 P.121 P.122 P.123 P.124 P.125 (P.126 era uma figura) P.127

Que Deus abençoe a todos e uma boa leitura,

O Irmão Brasileiro


Traduzido e gentilmente cedido Por:

Romilda Galiardi

Meu tópico esta tarde, caros amigos tem fundamento nas palavras do apóstolo: “Porque o templo de Deus, que sois vós, é santo (I Cor. 3:17). Como pessoas cristãs, estudantes da bíblia de todas as denominações, parece que temos algo em nossa fé que está em simpatia e harmonia, em cada denominação do mundo todo. Nossos amigos presbiterianos falam de eleição ? Nós mais ainda. Nossos amigos metodistas tem a doutrina da graça gratuita ? Nós mais ainda. Nossos amigos Batistas entendem a extensão da importância do batismo. Nós mais ainda. Nossos amigos de denominações cristãs e nossos amigos congregacionais prezam o grande privilégio da individualidade no governo da igreja? Nós mais. Nossos amigos maçônicos entendem sobre algo a respeito do templo, sendo cavaleiros templários e assim por diante? Nós mais ainda. Nossos amigos católicos e igreja da Inglaterra acreditam em uma igreja universal? Nós mais ainda. Em outras palavras parece que a mensagem da palavra de Deus foi mais ou menos subdividida, e cada denominação se apropriou de uma parte da verdade, e ao redor desse pouco de verdade juntaram um outro tanto que achamos errôneo. Mas estamos contentes que eles têm aquela pequena parcela da verdade. Se não tivessem alguma verdade não teriam tido uma existência. Então alguém teve uma certa verdade e rodeou-a com teorias e fez uma igreja separada. Deus nunca disse que deveriam fazer uma igreja separada. Deus nunca disse para fazer uma igreja Batista, ou prebiteriana, ou metodista, etc. Deus quis uma só igreja e esta igreja não teria simplesmente um pouco de verdade, mas toda a verdade.

Não estamos apontando falhas em nossos amigos e vizinhos- de forma alguma; porque lembramos que também tivemos idéias muito similares e não faz muito tempo , mas sem apontar nenhuma falha em ninguém, estamos felizes que estamos nos aproximando de uma maneira mais razoável e harmônica, e , abandonando todas as crenças e barreiras das igrejas que por tanto tempo tem separado as pessoas de Deus, estamos juntos sob a plataforma da bíblia e tudo que está na bíblia apenas. Não é uma felicidade para nós? Não é isto que nos trás tanta benção em estudar a palavra de Deus, como estudantes internacionais da bíblia? Sim. Fico feliz de me dirigir a delegados, especialmente aqui nestas cidades de enseadas, incluindo também trinta e cinco estados representados na excursão. Fico feliz dessa oportunidade especial de dizer uma palavra a respeito do que concordamos com nossos amigos maçônicos, porque estamos falando de um prédio dedicado a maçonaria, e também somos maçônicos. Sou um maçônico livre. Sou admitido maçônico livre, se posso assim dizer, porque é assim que nossos amigos gostam de dizer, que eles são maçônicos admitidos e livres. É assim que colocam a questão. Agora sou um admitido maçônico livre. Acho que todos somos. Mas não apenas da forma de nossos irmãos maçônicos. Não temos nenhuma discussão com eles. Não vou dizer nenhuma palavra contra maçons livres. De fato, alguns de meus melhores amigos são maçons e folgo em saber que existem certas verdades preciosas que meus amigos maçons possuem. Converso com eles as vezes e dizem:” como você sabe todas essas coisas?” Pensávamos que ninguém soubesse dessas coisas exceto aqueles que tiveram acesso à nosso mais alto raciocínio. Disse-lhe que estive em conferencia com o Grande Mestre, o artífice, o próprio Senhor e tenho informação secreta através do Espírito Santo e direcionamento a respeito do que a Bíblia diz, e que contém toda a verdade. Acredito em cada assunto. E se falamos a nossos amigos maçônicos sobre o templo e seu significado e sobre sendo bons maçons, e sobre a grande pirâmide que é o emblema que usam e o que a grande pirâmide significa, nossos amigos maçônicos ficam atônitos. Uma pessoa que foi maçônica por longo tempo, comprou recentemente um monte de livros que tinha a grande pirâmide em discussão, e enviou tais livros, tenho certeza, para uns mil maçons. Pagou por esses livros e enviou por sua conta. Queria que os maçons vissem alguma coisa sobre a grande pirâmide. Sabia que eles estavam muito interessados nisso. Mas não vamos discutir a grande pirâmide, esta tarde. Vamos discutir a franca e livre maçonaria - a bíblia da maçonaria, meus caros amigos.

O apóstolo Paulo e o apóstolo Pedro são a nossa autoridade em dizer que somos o templo de Deus e que o templo de Deus é sagrado. O que o Senhor quer dizer com isso? Quer dizer: Que Deus que condenou o mundo inteiro como pecador e declarou que não teria nenhum relacionamento com pecadores, proveu um meio que os pecadores pudessem voltar a ter harmonia com Ele. E podem voltar somente através do arranjo. Fez isso com respeito ao seu grande Templo. Bem, você diz, onde está o templo pelo qual o mundo pode voltar a Deus? Respondo: o templo que Deus propõe não está construído ainda.

-Deve ser um grande templo, irmão Russel - todos esses séculos e ainda não está construído?

É assim. O grande artífice e mestre de nossa Alta Ordem dos maçônicos aceitos e livres, o Senhor Jesus Cristo assentou a fundação conforme diz a bíblia, nenhuma outra fundação senão aquela feita por Jesus. Ele assentou a fundação para a alta e aceitável maçonaria e tudo isso lhe pertence. E o que está acontecendo desde os dias de Jesus? São Pedro diz que Deus está selecionando pedras vivas para ser parte do grande Templo que pretende construir. Nós somos as pedras vivas, e o que isto quer dizer? Você pode ser uma pedra viva e eu posso ser uma; São Paulo, São Pedro, São João e São Tiago e todos os santos de Deus daqueles tempos, foram convidados a virem e serem pedras vivas do grande templo que Deus está erigindo. E este grande templo teve sua figura lá atrás nos dias de Salomão. O templo que Salomão ergueu era uma figura, uma ilustração do maior templo que Deus está construindo. A construção do templo de Salomão teve suas peculiaridades. Uma peculiaridade especial era que as pedras grandes eram tiradas de debaixo do local. Estive naquele local uma vez, e eu mesmo vi, algumas pedras que haviam sido parcialmente preparadas e aparentemente abandonadas. Mas o templo foi construído com aquelas pedras trazidas de perto da construção. E o templo de Salomão tinha a peculiaridade que as nossas construções de hoje tem, que cada pedra quando numerada é feita para se ajustar exatamente no local para a qual foi determinada. Então é marcada definitivamente para aquele local que o construtor assinalou e quando a construção é executada, uma pedra vai sobre a outra, e tudo se ergue suavemente e ordeiramente sem nenhuma confusão. Assim foi na construção daquele templo, que é a primeira construção na história do mundo ao longo de nossa linha da maçonaria moderna. O grande templo de Salomão foi construído, cada pedra em seu lugar apropriado, sem nenhum som de martelo. Não precisaram de formão ou qualquer coisa do gênero. Não havia nenhuma partícula fora do lugar. O que isso representa? Representa eu e você. Somos pedras vivas diz o apóstolo. E o que dizer a respeito da nossa escultura, polimento e marcação a fogo indicando nosso lugar na construção? Meus caros irmãos, vocês podem ver isso. Não preciso me aprofundar nisto. As provas e dificuldades da vida estão nos moldando para nos tornarmos naquelas pedras que Deus está lidando. A mina é o mundo em geral. Somos tirados do mundo, separados do mundo, mas somos moldados na mina. Ficamos prontos para nossa posição e então levados a ocupar esse lugar. E por quanto tempo isto está em andamento?Este trabalho de moldagem e preparação esta sendo feito por 1800 anos e continuará por mais anos.

-Irmão Russel, você não quer dizer há mais anos?

-Não, meu caro irmão.

-Não havia pedras vivas antes disso?

-Não, Jesus foi a pedra de alicerce. Não havia nenhuma pedra moldada antes dele. Ninguém poderia ser aceito antes disso. Ele fez o grande trabalho de fundação, desta grande ordem a qual pertencemos . A ordem admitida da maçonaria livre. Ele é o grande mestre e não reconhecemos nenhum outro. Podemos reconhecer assistentes e superintendentes aqui divididos , neste trabalho na mina , na construção, etc.,mas há um único Grande Mestre que tem a supervisão de tudo. Ele é nosso Senhor e todos somos irmãos; Um é o seu Mestre, Cristo.

Você conhece as experiências que teve ao se separar do mundo. Primeiro de tudo, foi difícil bloquear o seu caráter e se colocar no lugar onde estaria separado de tudo que o rodeia, neste mundo atual. Foi mais difícil ainda, talvez, no que diz respeito à moldagem: golpes após golpes, experiências após experiências, provações após provações, de forma que pudesse estar moldado e preparado a ocupar o seu lugar na construção do Glorioso Templo, ainda em construção. O processo de polimento está ainda em andamento. O polimento é o que vem por último, eu suponho. Acredito que está sendo polido agora. Você sabe, conseguimos a maior parte de nosso polimento uns com os outros. Você pode me polir um pouco e eu posso te polir um pouco, conforme diz as Escrituras: A noiva se prepara, é um processo de polimento. E aqui temos uma lição, como seguidores do Senhor: apesar das dificuldades virem de várias formas de provações e testes no mundo, o mais fino polimento vem quando estamos em contato com nossos irmãos. Portanto, se aprendemos a amar nossos irmãos e tolerar suas diversas fraquezas e imperfeições, que eles como seres imperfeitos nos impõem e nós da mesma maneira impomos a eles e se nos exercitamos neste trabalho de fricção alcançamos o mais fino polimento, aquele que o Senhor descreve, vocês se lembram, que são os frutos do Espírito Santo que se manifesta: bondade, brandura, paciência, longanimidade, autodomínio, amor (Gálatas 5:22). Se esses frutos abundar e te polirem, não seremos estéreis ou infrutíferos no conhecimento do Senhor. Este é um caminho que abundará no Reino do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

-Bem, e a respeito do Templo, irmão Russel?

Acreditamos que o Templo está em construção, agora.

  • E não esteve em processo de construção ao longo dos anos?
  • Não, apenas a fundação foi feita. E acho que agora temos uma ilustração real da pirâmide.

A fundação foi feita no céu, e esta é a pedra do topo, conforme diz o apóstolo. Parece um pouco estranho, mas devemos nos lembrar que todas essas ilustrações não são naturais. São ilustrações celestiais. A pedra do topo, Jesus, foi primeiramente colocado lá e todas as pedras devem se encaixar para cima até Ele. O apóstolo diz que você e eu devemos ser construídos para cima até Ele, de acordo com as leis de nosso Grande Mestre. Você sabe, o topo da Pirâmide é a pirâmide perfeita em si e todas as pedras embaixo simplesmente se alinham com o topo, e essa pedra do topo é o que a bíblia declara: Jesus é principal pedra de esquina, a fundação, e nós somos construídos para cima em vez de sermos construídos para baixo. Como é possível? O apóstolo diz que todos seremos mudados, e a gravidade será de outra maneira- mudada num momento, num abrir e fechar de olhos, porque carne e sangue não pode herdar o Reino dos céus. Você jamais gravitaria para cima a menos que fosse mudado. Mas, mudado em ser espiritual, como o Senhor, você será construído e completado com Ele no plano celestial, muito acima dos anjos, principados e potestades.

-Quando este Templo estará completo? Conforme nosso entendimento, no final desta era, estará completo. Assim como no templo de Salomão, primeiro se preparava todas as pedras e todo o material, antes da construção. E, então é que se começava a construção propriamente dita. Entendemos que o Grande Mestre e Artífice, o Capitão da nossa salvação está preparando estas pedras vivas, supervisionando o assunto sob regras estritas e regulamentos quanto ao formato, tamanho, qualidade- A construção do templo não começa, até que todas as pedras estejam completas e acabadas.

-Como será a construção?

-A construção do Templo será quando a ressurreição mudar a natureza terrestre para a natureza celeste.

  • Mas, irmão Russel, talvez, todas as pedras já estivessem prontas quando Salomão começou a construção?
  • Presumo que todas estivessem praticamente prontas, mas não sei dizer, se havia um último polimento antes de se começar a construção. Assumo que, atualmente a construção já começou. E as Escrituras são claras em dizer que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, e então nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados com eles e com o nosso Senhor. Então nós os que estivermos vivos, ainda não arrebatados, estamos no lugar de polimento e preparação. O trabalho de Deus está em andamento em nossas vidas, nos preparando para a nossa mudança. O templo não se completará até que todas as pedras vivas estejam lá.
  • E depois?
  • E o próximo passo, é o que nossos amigos maçônicos frisam e nós também frisamos muito, a saber, a glorificação do templo. Essa é a grande obra – a obra final, na maçonaria. Eles ilustram, como Salomão, o sábio- prefigurou Jesus- ofereceu o sacrifício, e como Deus aceitou o sacrifício; a glória de Deus entrou no templo. A Igreja em glória, não será o Templo de Deus a menos que o próprio Pai Celestial reconheça a Igreja. Este será o trabalho do Senhor Jesus, de construir a Igreja, com estas pedras vivas, moldá-las, poli-las, e finalmente passá-las na condição gloriosa através da mudança, pela ressurreição, e então, tudo transformado, o templo construído, nenhuma pedra pode ser adicionada e nenhuma pedra faltando, então a Igreja esperará a ação do Pai.
  • E como será isso? Ilustrativamente Ele nos mostra como. A glória do Senhor virá sobre este Templo vivo, do qual esperamos sermos as pedras vivas, além de toda a imaginação – seres espirituais. Você se lembra, isto foi representado de várias maneiras. Uma das maneiras está nos Salmos 91, onde o Senhor Jesus é representado como apresentando a noiva e como ela será trazida em finas vestimentas de alta costura, em ouro, na presença do pai. A classe da noiva é uma ilustração, a classe do templo é outra ilustração. Mas desta ilustração da Noiva vindo, achamos que Jesus deve primeiro, como grande advogado da Igreja apresentar-nos sem culpa e irrepreensíveis diante do Pai, com amor. Então o pai nos aceita. Ele já tinha aceitado estas pedras vivas, quando estes receberam o Espírito do Senhor. A criação pelo Espírito Santo, como diz o apostolo é a certeza de nossa herança. E a herança é a gloriosa plenitude do favor e do amor do Pai, além de toda a imaginação. O que temos agora é apenas um tira-gosto, apenas uma pequena amostra. E se assim já é tão bom, como não será a plenitude, quando formos feitos como Ele, e cheios do Espírito e Divino poder do Pai, para sermos eternamente agentes de Deus, o Templo de Deus, através do qual ele se manifestará aos anjos e aos homens!
  • Qual será o uso deste templo após estar completo? E para que é este Templo?

O uso deste Templo foi ilustrado lá atrás, na Lei da Dispensação. Foi para ser a casa de orações para todas as nações. Assim era o templo de Jerusalém, particularmente. Você se lembra dos compartimentos diferentes que tinha. Primeiro era o Santíssimo, o Santo, então o compartimento onde os judeus poderiam ficar, depois o compartimento das mulheres, o compartimento dos gentios e várias divisões, representando diferentes classes. Então, durante o milênio, após o templo ter sido glorificado, Deus estará na Igreja, o poder divino operando nela e todas as nações serão atraídas a Deus e para que isso aconteça, elas serão atraídas para o Templo, porque a glória de Deus estará neste Templo. E este é o nome que deveremos ter - A retidão de Jeová – Esse será o nome da Igreja.

-Seremos retos, então?

-Claro, ninguém exceto aqueles absolutamente retos, estarão lá.

Todas as nações, pagãos e todas as classes, judeus e gentios, virão ao pai, através deste templo. Quem serão os sacerdotes, é outra ilustração. Os sacerdotes neste novo Templo, futuro, será primeiramente Jesus, o sumo sacerdote – Rei e Sumo sacerdote em seu trono conforme a ordem de Melquisedeque. Ele não está no trono, ainda. Está esperando. Onde está ele esperando? Oh, a bíblia diz que ele está esperando à destra de Deus. O que significa à destra? Este é um lugar favorecido, junto ao pai. O pai disse: Assenta-te a minha direita até que eu ponha teus inimigos como escabelo para teus pés. Por enquanto ainda não é o tempo, apenas espere um pouco. E este tempo de espera é o tempo para a preparação daquelas pedras vivas para o Templo. O tempo em que esperamos, também representa a preparação do sacerdócio real. Mas não somos sacerdotes reais, ainda. Não disse S.Pedro: Somos sacerdotes reais? Sim, mas ele estava falando profeticamente. Você será um sacerdote real. Mas existe a chance de não ser. Apenas aqueles que forem declarados justos para se assentar com Ele em seu trono é que serão os sacerdotes reais. Abençoado e Santo serão todos aqueles que tiverem parte na primeira ressurreição, sobre os quais não tem poder a segunda morte. Serão divinos. Serão sacerdotes de Deus e do Messias e reinarão com ele por mil anos. Um milênio de gloria sobre a terra. Sim, um milênio de bênçãos no mundo através do Grande Templo que Deus está preparando. Um milênio de bênçãos que estes cavaleiros templários espalharão sobre todas as famílias da terra. Não usamos nossa roupagem branca agora, mas todos teremos uma roupagem branca então; “Devem andar com Ele de branco, porque são justos”.

Levanta-se a questão agora: Como nos tornamos membros dessa Ordem? Gostaria de se tornar um dos cavaleiros templários nesse plano celestial? Não estou falando nada contra os cavaleiros templários terrestres. Use seu próprio julgamento. Nunca disse de uma forma ou de outra sobre o que devemos comer, beber ou vestir. Simplesmente digo como estar em harmonia com Deus conforme diz a Bíblia e cada homem e mulher deve usar seu próprio critério com respeito da vontade de Deus. Se você acha que é a vontade de Deus ser sócio de uma ordem beneficente e não se sente suficientemente beneficente para se tornar um seguidor do Senhor, vá e se junte a essa ordem beneficente. Se você acha que deve se tornar um membro da ordem admitida e livre da maçonaria e não se sente um maçônico livre o suficiente como um seguidor de Cristo, Deus te abençoe, use seu julgamento. É você quem decide, não eu. Mas estou falando agora desta grande obra da maçonaria, em que Jesus é o Grande Mestre. O ingresso nessa Ordem é de uma maneira peculiar. Há certas condições - o portão estreito, o caminho difícil. Embora nunca tenha sido maçom, ouvi dizer que na maçonaria eles têm algo que ilustra bem isto. É cavalgar em um bode, etc. E a bíblia fala de bode, você sabe. A bíblia diz que o bode que você tem que montar, mais ou menos todo o dia, é a sua própria carne. Nossos amigos maçônicos explicam isto muito bem. Me admiro como eles descobriram este segredo de nossa mais Alta Ordem aceita de Maçonaria.

Quando você se torna um membro do Sacerdócio Real, uma pedra viva, um membro do Artífice da Maçonaria, do ponto de vista de Deus, para se amoldar e moldar outros, e ajudam uns aos outros nesta moldagem para o Reino, um lugar no Templo Real – daquele momento em diante é necessário entrar pela porta estreita e difícil. Jesus descreveu isto dizendo: Se alguém quiser ser meu seguidor – isto quer dizer, se alguém há de ser membro desta mais alta e aceita maçonaria - negue a si próprio pegue sua cruz e siga-me.

E me foi dito que os maçons têm outra ilustração que representa isto - cada alfinete da roupa deve ser removida, e nada, absolutamente nada nas mãos eu trago. Desta forma também entendemos nós. A mais alta Ordem da Maçonaria, não te deixa uma única coisa, quando você entra. Deixa tudo para Deus - tudo mesmo, inclusive você. Esta é a condição. É a mais estrita condição em qualquer ordem secreta do mundo.

  • Você quer dizer que a Igreja de Deus é uma Ordem secreta?

Sim, certamente que é. É a Ordem secreta mais maravilhosa que o mundo já viu. O mistério de Deus não foi dado ainda, a bíblia diz - O mistério que Deus tem mantido em segredo desde a fundação do mundo - não terá acabado até o soar da sétima trombeta. A bíblia diz que a Igreja é um mistério – o mistério está representado na igreja. Então podemos andar pelo mundo e o mundo não nos conhece, assim como não conheceu ELE.

  • O mundo reconheceu o Grande Mestre, quando aqui esteve?
  • NÃO
  • O mundo assassinou o Grande Mestre?
  • SIM

E a maçonaria também teve o seu grande mestre assassinado. É a mesma ilustração. Os maçons admitem que o primeiro maçom foi morto porque ele tinha o segredo. Na teoria maçônica o primeiro maçom (arquiteto) tinha o segredo da planta do templo e que quando ele foi morto, mais ou menos, o mistério relacionado com o templo ficou perdido, e que certas características não se completarão até a ressurreição dele. Então os maçônicos como um corpo, declaram, hipoteticamente, que estão esperando o retorno daquele primeiro mestre maçom, que perdeu a sua vida lá atrás nos dias de Salomão, por causa do segredo do templo. Então você e eu como sub-maçons estamos esperando o retorno de nosso Mestre Maçom que deu a sua vida em relação a construção do Templo, a Igreja.

Podemos encontrar outras analogias, mas esta é cheia de significado para o assunto principal. A única maneira da pessoa entrar nesta Alta Ordem de Maçonaria Divina é negando a si próprio, se render – e por montar no seu bode até a morte. O bode representa sua natureza humana. Se sofremos com Ele, reinaremos com Ele, se morrermos com Ele, está é a condição em que devemos viver com Ele.

É interessante saber algo a respeito dos graus na maçonaria, também. Alguns são iniciantes e nunca chegam à perfeição. O primeiro passo ou grau é reconhecer e ter fé que Jesus é o nosso Salvador. Isso nos dá o direito de ir para mais altos graus. Então se você se tornar um daqueles que tem o direito de conhecer os segredos do Senhor e saber sobre os mistérios que pertence a mais Alta e aceita Maçonaria, galgaremos degraus maiores, porque os que estão no primeiro degrau, sabem praticamente muito pouco. O apóstolo nos diz que a homem natural, as coisas do mundo não entendem as coisas do Espírito de Deus, nem pode conhecê-los, porque as coisas de Deus se discernem espiritualmente. Pois então, desde que os mistérios desta Ordem devem ser discernidos espiritualmente, há segredos que ninguém na terra pode descobrir.

Mais do que isso, nossos amigos maçônicos tem um grande problema em manter seus segredos, em impedir que vazem, mas Deus na sua grande sociedade secreta, fixou o segredo de forma que você pode falar a vontade e outro homem não pode entender a menos que tenha a senha, a chave. Jesus orou no mundo, orou em público e milhares o ouviram, mas bem poucos entenderam. E você e eu podemos contar as boas novas e a bíblia diz que nenhum dos perversos entenderão. Por quê? Porque eles precisam pertencer a esta Ordem antes que tenham ouvidos para ouvir. Felizes os ouvidos dos que ouvem. Felizes os olhos que vêem. Feliz são os seus olhos porque vêem. Nem todos tem ouvidos para ouvir e olhos para ver. Apenas aqueles que vieram para esta Divina Maçonaria tem visão espiritual, e essa direção espiritual e sabem as coisas que gratuitamente nos é dado. É algo gratuitamente dado a uma determinada classe e não se pretende dar a ninguém mais. Porque não para todos? Porque Deus não está lidando com o mundo. Ele lidará com o mundo depois que construir o Templo. Mas eles nunca serão sacerdote, ou membros do Templo. Serão grandemente abençoados com a restituição da perfeição humana. Será maravilhoso para o mundo, mas a eles não será permitido conhecer os segredos que este Grande Arquiteto está executando porque eles interfeririam com os planos de Deus. Por exemplo, se todos os judeus tivessem entendido a respeito do nosso Senhor Jesus, tivessem entendido suas parábolas e dizeres obscuros, eles não o teriam crucificado. Então como se cumpririam as Escrituras? Como teria sido executado o plano de Deus? São Pedro disse a alguns judeus “Eu soube disto enquanto estava na ignorância, porque se seus velhos tivessem o conhecimento não teriam crucificado o Agente da Vida. Quão sábio é da parte de Deus manter uma pequena parte deste segredo, a parte do mundo e não deixá-los saber muito. Além do mais, à medida que o mundo adquire conhecimento, aumenta a responsabilidade. Quanto mais conhecimento adquiro de Deus e de suas Escrituras, mais aprecio seu amor, sabedoria e misericórdia, não apenas para os da classe de Sacerdócio Real, esta classe do Templo mas também para aqueles que finalmente são abençoados por de Jesus através de seu Templo.

Novamente repito o que Jesus disse sobre os termos dos associados. Não sei se todos somos membros desta Ordem ou não. Você sabe, esta Ordem é tão secreta que não é sempre que nos conhecemos. Não é maravilhoso? Acho que é assim também com os Maçons. Muitos maçons apertam minhas mãos e me dão seu apoio, mas não como maçom. Alguma coisa que faço parece o mesmo que eles fazem, não sei o que. Várias vezes, eles tem me dado todo tipo de apoio, e eu também. Digo que não sei nada a respeito dos segredos deles , exceto poucas coisas que me vem naturalmente. Mas Deus arranjou tudo de uma tal maneira que não podemos saber quem são os Maçons aprovados. Somente Ele sabe. Somente ele sabe quão leais e verdadeiros somos no coração. Podemos colocar uniforme e usar vestimentas especiais - e acho também que há muitos Maçons que assim desfilam, os quais não atendem os mais altos padrões da maçonaria e que envergonham a muitos de seus irmãos maçônicos. Portando muitos se filiam e tem mais ou menos a mesma aparência de serem cristãos, mas não o são realmente no coração. Quisera saber quanto de nós aqui presentes tomaram o primeiro passo, o primeiro grau! Quantos tomaram o segundo e o terceiro passo? Quantos se tornaram cavaleiros, posso dizer – cavaleiros templários! Isto significa, simplesmente, estar na posição mais destacada relacionado aos serviços do Templo, como por exemplo ser líder da Igreja. Quer dizer alcançando degraus mais elevados para ser líder na Igreja de Cristo. Ser Cavaleiro Templário, estar entre aqueles que são funcionários especiais em qualquer assunto de interesse do Templo e que sabe o máximo sobre as coisas do Templo.

Vocês sabem que nessas Ordens da Maçonaria, conforme progridem, de um passo para outro, aprendem mais e mais e há maçônicos trigésimo segundo grau que sabem muito mais coisas que os maçons do décimo quarto ou décimo sexto plano. E aqueles do décimo quarto plano sabem muito mais dos que estão abaixo no terceiro grau. É um conhecimento graduado. Assim acontece no Templo Espiritual. O apóstolo nos admoesta a galgarmos graus mais elevados. Nos fala em crescimento na graça e conhecimento e em todas as características pertencentes ao nosso Senhor, e se tornar cada vez mais parecido com o nosso Grande Comandante, o Sumo Sacerdote de nossa fé , o grande Templário de todos os templários, aquele que morreu por nós e nos deixou o exemplo. Que não somente nos redimiu, mas nos deu a oportunidade de nos tornarmos membros de uma fraternidade mais elevada e nos deu exemplo de como devemos caminhar.

Um maçônico nos falará com grande orgulho - nós maçônicos tentamos viver nos mais altos padrões. Tenho certeza que sim. Digo meus caros amigos, nós os pertencentes à Ordem Maçônica aceita e livre sob o comando de nosso Senhor Jesus Cristo, temos os mais altos padrões e a nossa cruz não é aquela no topo da espada, mas a nossa é a cruz de Cristo, com a qual devemos ser marcados dia após dia. E nossas marcas não são uniformes e roupagem branca, mas nosso comandante nos dá diversas marcas se pertencermos ao seu alto comando. Um dos mais altos desta Ordem, equivalente a um décimo segundo grau espiritual da maçonaria, eu diria é São Paulo. São Paulo em uma de suas epístolas se exultou a respeito de suas marcas. Disse: “suportei em meu corpo as marcas do nosso Senhor Jesus Cristo. Sou um deles. O que isto significava? Ora não eram marcas que o mundo apreciaria. Eram marcas como aquelas que nosso Salvador tinha e tais quais todo elevado maçom espiritual deve Ter.

  • Onde eram essas marcas, pastor Russel?

São Paulo continua sua narrativa: assim como Jesus tinha marcas de ter sido golpeado e condenado, batido e crucificado, essas eram suas marcas da fé em Deus, na verdade e na justiça. São Paulo disse que muitas vezes ele havia sofrido naufrágios, muitas vezes recebeu trinta e nove chicotadas e com sal esfregado nas costas para que a dor fosse aguda e deixasse marcas. E disse que mesmo assim ele glorificava a Deus. Essas são as marcas que os da fraternidade maçônica não conhecem muito. Geralmente são marcas notáveis entre os homens. Nossa Sociedade tem suas marcas próprias, e há um que conhece todas essas marcas. Se a Seu serviço você recebe todas essas marcas Ele lhe diz que lhe é fiel e que o fará. Fará o que? Oh! Ele nos dará abundantemente muito mais do que poderíamos pedir ou pensar e todas essas aflições leves e que são temporárias e transitórias trabalhará em nós para a glória eterna que excede todas as coisas. Onde? Além de toda a imaginação, no Templo que está preste a ser construído no Sacerdócio Real que está prestes a ser estabelecido, do qual Jesus é o cabeça.

Já tomou o primeiro passo de humildade em reconhecer seus pecados? Já reconheceu que não tem nada nas mãos para oferecer a Deus para que Ele o considere justo e aceitável? Já reconheceu que confia no precioso sangue de Jesus? Já galgou esses degraus? Já disse “ Em Sua cruz me agarro ? Já tomou esses passos?

Já disse: Senhor, me entrego a tí. E já teve a iniciação neste elevado grau em que possa ser chamado de um sacerdote, um santo de Deus, um membro desse Sacerdócio Real? Espero que sim.

Está você indo de graça após graça, de conhecimento após conhecimento, de um grau a outro grau? Está deixando as coisas da vida de forma que possa trabalhar e praticar mais e mais nas coisas que pertencem a nossa ordem da maçonaria livre e aceita. Esta é mais esplêndida Maçonaria de todas. Este o mais esplêndido Templo de todos. Todos os outros templos das outras sociedades, são apenas sombras e ilustrações Deste que é o maior de todos. Não importa de onde venha, quem tenha sido, quando vem para Jesus para ser um dos membros de sua Ordem, tem direitos a regalias e tudo que pertence à Ordem. E não tem a liberdade de voltar aquilo que estava atado anteriormente. Há apenas uma maneira de o aceito por Deus, concedido um grau do Espírito Santo sair. E uma vez que esteja dentro, há apenas uma maneira de colocá-lo fora e isto é feito de acordo com os arranjos de Deus porque há um escrito secreto dos nomes, mesmo na nossa ordem. O nome deles está escrito nos céus. Ninguém sabe quem são seus membros.

O que significa Maçonaria livre e aceita?

Meus caros irmãos , nós somos livres, mas não livres para pecar, graças a Deus!

Nosso desejo de estar em relação com Deus significa que não amamos o pecado, e que estamos livre disto, livres da dominação do pecado, livres do medo da morte, livre da condição do pecado e morte que uma vez estivemos quando éramos filhos da ira como os outros. As algemas caíram. Se o Filho nos torna livres, então somos livres de fato. E desta forma, todo homem liberto pelo Senhor Jesus Cristo, pelo mérito de seu sacrifício , aquele que apresentou seu corpo como sacrifício vivo, recebido por Deus, que nos induziu a esta fraternidade maçônica na sua maçonaria da mais elevada ordem, dentro do sacerdócio real- tal homem liberto, fica feliz na sua posição porque o espírito da Gloria de Deus repousa nele. E quanto mais entrega sua vida, quanto mais fé tem, mais zeloso fica nas regras da Ordem e mais progresso fará, mais elevada será sua posição. Ascende de estágios em estágio, de grau em grau até alcançar o mais elevado de todos no senso de plenitude do favor do Grande Capitão em comando da nossa salvação.

O Senhor nos dá outra ilustração do Templos através do apóstolo Pedro. É bom ter isto em mente em vista dos tempos. Uma coisa é pensar a respeito da glória e outra é pensar a respeito das dificuldades dos tempos. Não sabeis que seu corpo é o templo do Espírito Santo? Aqueles que receberam o Espírito Santo são Templos do Espírito Santo. Não é o mundo. O mundo não conhece a Deus. O mundo está sob a condenação; o mundo é chamado na bíblia de filhos da ira. Deus ainda não começou a lidar com o mundo nem lhe concede bênçãos ainda. Pretende ainda. Por enquanto está dispensando bênçãos para os da Classe da Igreja, para aqueles que estão na posição de receber o Espírito Santo. Atualmente não recebemos o Espírito Santo na sua plenitude. Explicamos há pouco, que o Espírito Santo será concedido em sua plenitude, alem de qualquer imaginação, quando todas essas pedras vivas do Templo estiver preenchido com a glória de Deus. Esta será a glorificação em sua plenitude. Mas há um sentido quando você recebe o Espírito Santo, quando entrega sua vontade ao Senhor e o Espírito Santo vem a seu coração. Neste sentido da palavra, este seu corpo se torna um Templo. Onde estiver o Espírito Santo, há um Templo.

O apóstolo diz, não sabeis que sois Templo do Espírito Santo e que este habita em vós?

Já recebeu o Espírito Santo, meus caros irmãos? E está Ele habitando em vós? Espero que não estejais contristando-o ou ignorando-o ou vivendo contrário a esse novo espírito no qual fostes criados. Os apóstolos dizem para não contristar o Espírito Santo para o qual fostes chamados deste do dia de sua redenção. Daquele dia em diante a pedra foi escolhida para ser trabalhada. Quando foi selada a preparação começou. Isto é, foi marcada como uma das pedras do Templo. Recebemos o selo, a marca do Espírito Santo. Então o trabalho de moldagem e polimento se processa. O apóstolo diz que temos este tesouro, o Espírito Santo, em vasos terrenos em que a glória possa ser de Deus. O Espírito Santo que você recebe te faz um Templo. Não um templo muito satisfatório, não é? Pois é, se parece mais a um tabernáculo, conforme o Apostolo diz em algum lugar da bíblia. Qual a diferença entre um templo e um tabernáculo? Um templo é uma estrutura permanente e um tabernáculo é uma estrutura temporária. Assim o apóstolo diz da presente condição que estamos na qual o Espírito Santo habita em nossos corações, na condição de tabernáculo, que não dura para sempre mas é para o momento presente. Se formos exercitados corretamente por esse poder de Deus dentro de nós e aprendemos as lições e temos experiências, então estaremos prontos para a condição de Templo. São ilustrações diferentes- ilustrações ligadas. O Templo é uma ilustração e o Tabernáculo é outra. Mas o pensamento é, se o Espírito Santo habita em você, isto quer dizer que deve considerar seu corpo muito sagrado. Em conexão a isso diz o apostolo- Que conexão há entre a luz e as trevas? Que harmonia há entre o Templo de Deus e o templo dos ídolos? Ou entre a pureza que pertence ao Templo de Deus e as impurezas que pertencem à carne, ao mundo e ao diabo? Pode ver a grande distinção? Você foi aceito dentro desta elevada Ordem, para ser Templo do Deus Vivente e Ele colocou o seu Espírito Santo em você. Agora, como Templos de Deus, devemos sermos puros e limpos. Vemos que este poder de santificação de Deus se estende e opera através de todos seus poderes, em suas mentes, assim como em suas línguas, em suas palavras, em suas mãos e onde seus pés possam ir.

Um de nossos hinos diz maravilhosamente:

Tome minha vida

Para que seja aceitável à Ti Senhor

Tome minhas mãos e movimente-as

No impulso de Seu Amor.

Tome meus pés e torne-os

Ligeiros em Suas mensagens

Tome minha voz e deixe-a declarar

Sempre honra ao meu Rei.

Tome meus lábios e deixe-os

Ser movidos com Tuas mensagens

Tome meu ouro e minha prata

Nada , Senhor, reterei para mim.

Todos nós, somos o Seu Templo- o inteiro corpo é o Templo de Deus – e aqui vemos finalmente a ilustração tripla do Corpo de Cristo. Temos o Corpo de Cristo , primeiramente, no sentido que nos tornamos membros dessa companhia espiritual da qual Jesus é a Cabeça. Este é o Corpo de Cristo que você pertence quando faz a consagração. Essa é uma das ilustrações do Corpo de Cristo. Outra ilustração é o Corpo de Cristo além de qualquer imaginação, os eleito de Deus, classe de sacerdotes reais- todo o Corpo de Cristo do qual Ele é a Cabeça. Mas há mais desse Corpo de Cristo criado pelo Espírito Santo. O que será , depois desse Corpo de Cristo – muito mais. Porque? Porque nem todos os que foram chamados, nem todos os que foram aceitos serão achados dignos de serem sacerdotes reais. Muitos deles serão dignos da segunda morte e serão totalmente destruídos, se voltarem para a carne, para o mundo e para o diabo, e viver dessa forma.

Então, há ainda uma outra classe, uma grande classe que não se provarão desleais, mas não serão suficientemente zelosos. Eles não negam a Cristo e sofrem a segunda morte, como aqueles que voltaram as costas à justiça. Mas tendo amor pela justiça e um grande amor a Deus, ainda não são suficientemente zelosos e fervorosos de espírito que os faça dignos de serem contados como membros da classe do Sacerdócio Real. O que será feito com eles? A Bíblia nos diz que estes são os da grande multidão tirados de todas as nações, povos, famílias e línguas, e devem lavar suas vestes. Estes não mantém suas vestimentas sem mancha do mundo, portanto, devem lavá-las e torná-las brancas. Mas como? Será em grande tribulação que as lavarão, mas o poder de limpeza não está na tribulação, o poder da limpeza está no sangue. Devem lavar suas vestes no sangue do Cordeiro. Bem, agora estamos felizes ,de fato, que a grande multidão será trazida, mesmo que através de grande tribulação. Serão os anti -típicos levitas, a classe da grande multidão de Revelação. Quer ser desta classe? Ou quer ser da classe que Deus convidou?

Lembre-se, todos foram chamados em uma só esperança. Apenas um convite foi feito. Houve a mesma criação pelo Espírito Santo em cada caso e a diferença entre o pequeno rebanho do Sacerdócio Real e a grande multidão dos anti- típicos levitas que serão serventes dos Sacerdotes neste glorioso trabalho do futuro é que um é mais zeloso, mais parecidos com Deus e os outros se afastam. Porque? A Bíblia os descreve - medo da morte. Não sabiam que foram consagrados a morrer? Sim. Sabiam, Entregaram suas vidas e voltaram atrás. Os prazeres da vida, da família, riquezas, o que quer que seja os fizeram voltar. Realmente nunca levaram avante o que seus corações mandava. Queriam fazer isto, viram o exemplo de Jesus Cristo nessa carreira. Viram os apóstolos correndo na mesma carreira estreita. Viram os santificados se precipitarem impetuosamente com muita coragem e não pareciam temerosos da morte, mergulhavam nela e pareciam gostar. Estes outros diziam – Aqui estou eu com medo da morte . Oh, como gostaria de estar com eles. E voltaram com medo da morte e amor ao mundo, não quiseram romper o laço. Olhavam de longe e ficaram absortos no mundo e premidos pelas coisas da vida. As vezes olham para trás e algo chama a atenção deles para o caminho estreito. Oh! Sim, gostaria de estar nesta carreira estreita, quase os invejo! Porque não vai?

  • Bem, você sabe, não posso. Tenho muitas coisas aqui que me prendem mais do que os outros.

Se amar a Deus mais, amará ao mundo menos. Para começar ,todos amamos o mundo. Portanto isto é um teste para mostrar o quanto amamos o Senhor. O Senhor diz para a classe da noiva: aquele que amar mais o pai, a mãe, ou casas ou terras, ou a sí próprio ou qualquer outra coisa mais do que a Mim não é digno de ser meu discípulo. É assim que estabelece.

Então, estes, caros amigos – pessoas boas, honestas, que amam a justiça, que gostam de dar dinheiro para uma boa causa, que apreciam o viver de modo santo, mas se voltam por medo do que isto vai custar; que fizeram a consagração , contudo não pertencerão a esta classe. Entregaram suas vidas a Deus mas não tiveram fé suficiente, talvez. Mais fé ,diríamos. Jesus diz que se deve trabalhar em harmonia deixando de lado todo fardo e pecado costumeiro e tudo que impeça de correr a carreira com paciência. Mais fé, mais zelo, mais amor. Como conseguimos mais amor? Quanto mais pensamos no Senhor, no que fez por nós, e no seu glorioso plano, mais amor temos Nele.

Bem, talvez alguém diga, é assim que tenho sido, irmão Russel, é assim que algumas vezes tenho feito, me conduzindo no amor de Deus e prezando Seu plano divino. Oh, sim! Naturalmente é suficiente. Mas você sabe que é um vaso terreno , que vaza e que não guarda muito. Muitas vezes precisa vir e permanecer o suficiente diante do trono de Deus da Graça Celestial para obter o fluxo das bênçãos de Deus, de maneira que possa se manter cheio. Não espere orar uma vez por semana e ficar cheio do Espírito. Não acho que poderia orar uma vez por dia e se manter cheio do Espírito. Não esperaria que fosse assim. Acredito que precisamos ir frequentemente ao trono da Graça Celestial. Para que? Para obter misericórdia. Para que misericórdia? Pelas suas imperfeições. Porque ninguém é perfeito. E se não tiver consciência disso e não tiver essas imperfeições lavadas dia após dia, suas vestes não estarão sem mácula quando vier na presença do Grande Rei. Está sendo posto à prova para ver se passa. Essa é a idéia que a Bíblia nos dá. Para começar, sabemos que ninguém é digno Quando vimos à presença de Deus , nos é dada uma vestimenta, uma vestimenta branca representando pureza, cobrindo toda as outras vestimentas que temos. Você sabe , nossas vestimentas são farrapos sujos, ninguém é justo. Seria melhor não contar a ninguém tudo que sabe sobre a sua vestimenta natural. Mas Deus fez um arranjo para que todos aqueles que entram por esse portão estreito e fazem a consagração, e que pertencem a essa Ordem elevada de Sacerdócio, lhe seja dada uma nova vestimenta. Oh ! É bom ter algo limpo, bonito, agradável e saber que agora podemos vir na presença de Deus e figurativamente falando Ele não vê nossas imperfeições. Ficaremos lá como um dos Seus, vestidos na justiça de Cristo. É maravilhoso estar no meio do irmãos do nosso Senhor e saber que estamos todos no mesmo nível, parte da Esquina. Sentir que a vestimenta da justiça de Cristo nos torna membros de uma fraternidade. É algo abençoado. Alguém talvez diga: Conheci um homem que era bêbado há dez anos. Não se importe com o que ele foi há dez anos. Ele veio para esta Ordem elevada e aceita da maçonaria espiritual. Se tornou membro do Sacerdócio Real e usa a farda que lhe foi dada por Deus através de Jesus Cristo, a vestimenta da Justiça de Cristo. Não há nenhuma mancha nessa vestimenta. Ninguém pode dizer nada dele. Todo seu passado está sob o sangue de Cristo que o aceitou e o fez membro dessa maçonaria espiritual. Graças a Deus! É assim que devemos ver uns aos outros. Todos esses maçons espirituais devem se conhecer não na forma da carne mas na forma do espírito.

Mas e a respeito dessa vestimenta, irmão Russel? Pode qualquer pessoa usar a vestimenta Dele? Bem a instrução é que se mantenha as suas roupas sem manchas do mundo. Então vigie, assim que se tornar cristão. Oh, você diz “com tanto pecado no mundo, tantas armadilhas e tentações, como posso me manter longe dos enganos e mau passos, estando tão perto de algo que possa manchar minha roupa? O apóstolo diz para andarmos cautelosamente. Isto quer dizer olhar ao redor , a cada passo que andar. Se estiver aqui nesta fazenda, na casa da cidade, onde vá ou o que faça, deve pensar em como isto te afeta como Nova Criatura - não como isso afetará simplesmente a sua carteira. Quando Ló foi viver em Sodoma, fez uma escolha muito má. Se fosse viver em Sodoma para ter muitas vantagens terrenas estaria fazendo uma péssima escolha. Isso acontece com todos nós. Então os que são nascidos do Espírito e tem estas roupagens da justiça de Cristo deve ser muito cauteloso. O que come? Sim.

  • Não quer dizer isto , quer? Quero sim.

Quer comamos , quer bebamos, quer vendemos, o que quer que façamos, fazei isto para a Gloria de Deus. Isto é o que diz a bíblia. É desta forma que progredirá e manterá suas vestes sem manchas. Se não for cuidadoso vai manchá-las e mesmo sendo cuidadoso também as manchará. Acha que alguém alem de Jesus , pisou neste mundo de pecados e imperfeições sem que tivesse alguma mancha em sua roupa? Ninguém, exceto Ele. Você tem algumas manchas, eu tenho algumas . Todos tem.

  • Bem, que posso fazer? Como posso andar pelo mundo , sem mancha. Estar apartado, sem manchas , sem rugas, conforme diz a bíblia, se você mesmo diz que é impossível.

A resposta é que Deus proveu um fluido que tira todas essas manchas. São manchas figuradas e este é um fluido figurado. A bíblia nos diz que o sangue de Jesus Cristo nos limpa de todos os pecados. Caso tenha uma mancha em sua roupa é assim que tem que fazer. Quanto mais honesto, quanto mais amor tiver a Deus, quanto mais apreciar o grande prêmio que é o chamado de Deus, mais diligente se mostrará em manter suas roupas limpas.

  • O que isto quer dizer?

Quer dizer que toda manhã, se dirija a Deus em oração- talvez muitas vezes no dia, mas no mínimo cada manhã e diga: “ Deus, ajude-me a viver hoje de forma que possa caminhar sem manchas do mundo.

  • É suficiente , irmão Russel?

Bem, é um começo, caro irmão. A seguir deve vigiar.

O Senhor nos diz que devemos orar e vigiar, então se já orou agora vigie e veja o melhor que pode fazer para se manter longe do todo o pecado.

  • Quer dizer que não podemos fazer nem metade da fortuna que temos.

Melhor não ter qualquer fortuna. Melhor entrar no Reino, quebrado de alguma forma nas coisas terrenas do que ter muitas riquezas que são lançadas fora por que são inadequadas para ocupar um lugar no Reino.

  • Bem , e se apesar de tudo ainda tivermos manchas?

Esta é a idéia, caros irmãos, terá manchas apesar de tudo. Talvez, no exato momento em que não estiver pensando, este, portanto, é o mais importante momento. Tentar manter o pensamento nisto, vigiar, vigiar, porque mesmo vigiando ainda assim vai manchar e se não vigiar vai se deparar com tudo que mancha.

Já observou aquelas senhoras que usam vestidos brancos nas ruas? Se usualmente se veste de branco, ela olha cuidadosamente onde pisa e quando encontra algo que possa sujar, arregaça a roupa. Está é a idéia.

Você tem uma vestimenta branca e daqui para frente precisa mantê-la longe das manchas do mundo.

  • E se manchar, o que fazer?

A coisa certa seria pedir desculpas a Deus, no momento em que perceber e dizer: “ Deus me perdoe, cometi um engano aqui, tentarei ser mais cuidadoso. E então no final da tarde ainda terá oportunidade de dizer algo mais a respeito do assunto, mas deve orar antes de se recolher para dormir, e acontecera que ficará tão ansioso de obter o sorriso de Deus, que possivelmente não conseguirá dormir sem ter certeza que não há nenhuma nuvem entre sua alma e Deus. Esta é a única maneira de se manter perto de Deus. A maneira de manter suas vestes. Não há outro caminho, caros irmãos- nenhuma outro caminho real. Este é o caminho real que o Senhor marcou para todos seus seguidores, os que ganharão o prêmio.

Então no próximo dia, talvez seja a mesma coisa, talvez de maneira diferente. Talvez seja tão igual , que talvez se sinta desencorajado desde a primeira vez. É praticamente o mesmo, mas de forma diferente. Antes de me aperceber lá está a mancha de novo. Se sente um pouco envergonhado da mesma mancha. Porque? Porque tinha dito a Deus que seria cuidadoso e que não faria aquilo novamente, embora estivesse em contato com o problema. Oh! Se sente mal. Que fazer? Há apenas uma coisa a fazer , embora seja a sétima vez, é o que o Senhor nos instruiu através do apóstolo: Ir com coragem-

  • Oh, irmão Russel – tive a coragem na primeira vez.
  • Bem irmão, só há uma maneira.
  • Não posso ir – irmão Russel.

Só há uma maneira de ir com coragem ao trono da graça celestial para obter misericórdia e perdão e achar força, graça, para te ajudar no futuro quando em necessidade. É a maneira de Deus.

  • Mas, irmão Russel não estou entendendo.

Basta entender que é a maneira de Deus. E assim que Deus age. Além do mais há outra coisa: será humilhado , vai se arrastar no pó. E iremos uma segunda vez, uma terceira vez e uma décima vez. Isto devera nos tornar tão humildes, que sentimos que dificilmente podemos levantar nossos olhos a Deus.

Essa é a única maneira.

  • Quer deixar essas manchas na roupa? Alguns se enganam e antes que possam limpar uma vez, duas vezes e obter perdão, cometem erros e se endurecem e as manchas se multiplicam. Então , dizem alguns: Estou vendo um monte de manchas na sua roupa.

Sim, todos têm, e tentam esconder as manchas ou não se importam muito – muitos tem mais do que eu, dizem.

Este pensamento está errado. Aquela pessoa não pode se chegar a Deus. É isto que impediu a maior parte das famílias e pessoas individuais – manchas na roupa.

Tem que tomar conhecimento dessas manchas ou vai ficar sujo por inteiro. Se seu robe continuar desse jeito e não limpá-lo, tenha certeza que quando o fim chegar e o Senhor inspecionar Ele não dirá que você está apto a caminhar com Ele , de branco, porque você é justo e que seu robe esta branco e sem rugas , ou coisa do gênero.

Se estiver entre os que tem manchas e rugas, então estará incluída naquela classe mencionada em Revelação – a grande multidão. Haverá muitos deles. Começaram bem, e foram bem até que se achou falta neles e não foram humildes o bastante em aceitar o arranjo de Deus para seus pecados, quebraram a comunhão e os pecados tomaram conta deles. Contudo, ainda amavam a retidão, ainda a preferiam – não preferiram o pecado, não preferiram o diabo e seu serviço – mas mesmo assim não estavam adequados para o Reino. Ninguém está adequado à classe da Noiva exceto aquele que usar vestimentas brancas sem manchas e sem vinco ou qualquer coisa.

Puxa, fico feliz que Deus tem algo para esses caros irmãos! Virão a Deus através de muita tribulação- mais tribulação talvez que teriam tido se tivessem caminhado nas pisadas de Jesus.

Não devemos nos esquecer que ele disse que entraríamos no Reino através de muita tribulação. O pequeno rebanho também passa tribulação, mas eles tem o Espírito de Deus tão abundantemente, que não sentem tanto esta tribulação. Veja o que diz Paulo e Silas . Recebeu trinta e nove chicotadas até que verteu sangue, depois foi esfregado sal nas feridas e mesmo assim ainda cantavam orações a Deus , na prisão. Este é o espírito dos que superaram tudo isso. Acha que sofreram quase tanto quanto outros nas mesmas circunstâncias? Te digo: Não.

Assim é para aqueles que sofrem em Cristo. Eles têm espírito de lealdade e zelo e o espírito da glória de Deus que permanece neles. Compensa tanto saber que aquelas são pequenas aflições em comparação com as bênçãos advindas e que trabalham em nós, muito além de tudo que excede a imaginação a respeito da glória eterna, e olhamos não para as coisas presentes, mas para as coisas não vistas - a glória que excede toda a imaginação.

Confiamos que a medida que pensamos na dádiva do arranjo divino que nosso Pai nos concede, ficamos mais e mais determinados pela sua Graça a obtermos o que Ele nos oferece, e é Ele quem mais se agrada de nos dar o que através da sua Graça será – Conquistadores. Sim a grande multidão serão conquistadores. Lemos que ramos de palmeira lhes são dados. Graças a Deus que terão os ramos da vitória. Se não tivessem a vitória jamais estaria no plano espiritual. Ninguém terá vida eterna a menos que tenha a vitória. Mas ganharão sendo empurrados através da grande tribulação, forçados ao ponto de decidir por Deus ou pelo pecado, e finalmente se decidirão por Deus e serão conquistadores. Que felicidade! Conquistadores diante do trono.

Mais que conquistadores são aqueles que estão no trono que avançam de tal maneira ao prêmio, apresentando seus corpos como sacrifício vivos e sagrados, aceitáveis a Deus e que se deleitam no serviço de Deus, e tem prazer em fazer a vontade de Dele ,assim como o Líder fez. Estes são dignos de serem contados como co-herdeiros no Reino.

Vamos , caros irmãos e irmãs , escolher a coisa sábia. Vamos considerar as outras perdas como escórias e nos empenhar em obter aquela pérola que é o Reino. Lembre-se que Jesus disse que uma vez que deitar os olhos naquela pérola vai e vende tudo o que tem e a compra. Você não pode dar muito para conseguir aquela pérola- o prêmio de nossa Chamada em Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More