14 de junho de 2010

Estilos de arte semelhantes ou plágio? Qual das duas opções ? (Você decide!)

Estilos de arte semelhantes ou plágio? Qual das duas opções ? (Você decide!)

Artigo da página "Watchtower Observer" (http://watchtower.observer.org/similar/index.asp)

Tradução do Irmão Brasileiro

Em uma recente viagem para minha livraria predileta de livros antigos, eu encontrei um jogo de livros de histórias bíblicas com ilustrações que pareciam muito com as que eu tinha visto nas publicações da Sociedade Torre de Vigia durante os últimos anos. Um amigo tinha me falado sobre estes livros e tinha me dado algumas referências para algumas gravuras que pareciam ter sido plagiadas. Abaixo estão mostrados três exemplos: (Esteja certo de enlarguecer a janela do seu browser da melhor forma) .

O primeiro exemplo é de duas gravuras de pássaros, ambos de ilustrações de dois livros diferentes que descrevem uma cena no Jardim de Eden.

A ilustração na esquerda é do The Bible Story (A História da Bíblia) por Arthur S. Maxwell (Review and Herald Publishing Association 1955) Volume 1, Página 52,

A da direita do "Meu Livro de Histórias Bíblicas" (Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Nova Iorque, Inc. 1978) história número 3.


Note que os pássaros da Sociedade são uma imagem de espelho quase exata da gravura de Maxwell.

O segundo jogo de ilustrações mostram Esaú como um garoto jovem, de pé na frente de uma barraca, quase atirando uma flexa. A gravura esquerda é do livro de Maxwell The Bible Story (A História da Bíblia) [Volume 2, Página 8] e a da direita é a do "Meu Livro de Histórias Bíblicas" (História número 17) da Torre de Vigia.


Tirando o cenário de fundo e a figura de Esaú da Sociedade estar um pouco maior, os meninos são os mesmos. Até mesmo a barraca no fundo é muito parecida. Note que ambas as barracas têm faixas que entram na mesma direção e as posições dos dois topos de cada barraca em relação a Esau serem as mesmas.

Finalmente, aqui estão duas gravuras de Sansão lutando com um leão. A de cima é do livro de Maxwell The Bible Story (A História da Bíblia) [Volume 3, Página 131] e a que está abaixo é a do "Meu Livro de Histórias Bíblicas" da Torre de Vigia (História número 54).

Aqui novamente, nós vemos que a versão da Sociedade desta gravura é uma imagem de espelho daquela do livro de Maxwell, desde a camisa vermelha e do lenço em volta da cabeça. Note as posições de Sansão e do leão, e a posição das mãos de Sansão em relação ao leão.

Considerando que The Bible Story (A História da Bíblia) foi publicado em 1955 e a Sociedade publicou "Meu Livro de Histórias Bíblicas" em 1978, eu tenho que concluir que a Sociedade ou plagiou de Maxwell ou Maxwell e a Sociedade plagiaram de outra fonte.

Neste momento, eu me sinto compelido a citar o número de 15 de janeiro de 1954 "A Sentinela" (página 38 - Edição Americana, traduzida pelo Irmão Brasileiro). Em um artigo intitulado " Você Respeita Pessoas que fazem Plágios"?, no qual a Sociedade acusa um ministro das Igrejas de Cristo de Nova Iorque, chamado Antônio Ochoa de plagiar artigos da "A Sentinela" e "Despertai!" e de os publicar nos jornais das Igrejas de Cristo "Gospel Broadcast".

"O QUE você acha de um homem que consegue artigos de uma revista e os publica em outra revista? O que você pensa quando ele coloca o nome dele como autor dos artigos roubados? O que pensa você dele quando ele continua fazendo isto mesmo depois que ele é pego e depois de prometer parar com isto ? E será que o fato de ele reivindicar ser ministro de religião não lhe choca ainda mais?"

Eu gostaria de perguntar para os leitores de "A Sentinela" - O que acha você de uma organização que rouba gravuras de um livro e apenas com ajustes secundários os publica em outro? O que pensa você quando aquela organização coloca seu nome aos quadros roubados? E será que o fato de que aquela organização reivindicar ser o atual canal de comunicação de Jeová com a humanidade não lhe choca ainda mais ?

"Novamente, o que você acha de uma revista que usa artigos plagiados? O que acha você do julgamento de tal revista quando ela denuncia como falsa outra revista, e então se vira e imprime como verdade os artigos plagiados dela ? O que você acha do editor que diz da revista acusada que suas palavras são desprezíveis, quando esta faz a ele uma advertência aos plágios ? O que pensa você dele quando ele ignora as provas enviadas a ele? O que você acha quando a revista dele continua usando os artigos roubados? E será que o fato de que esta revista posar como Cristã, faça o plágio ser até mesmo mais repreensível? "

Considerando que The Bible Story (A História da Bíblia) foi publicado por alguém que não é da Sociedade, ele seria considerado por ela como sendo parte de Babilônia a Grande, a grande prostituta, denunciada como falsa pela Torre de Vigia. Assim, leitores de "A Sentinela", o que vocês acham do julgamento dos editores de um livro que plagia de fontes consideradas parte de Babilônia a Grande? E será que o fato de este livro posar como Cristão, faça o plágio ser até mesmo mais repreensível?

"Pode você ter confiança em tal escritor? ou na sua revista que usa suas cópias plagiadas? ou no editor que a dirige ? Considere os fatos, e então forme sua opinião."

Sim, considere os fatos, e então forme sua opinião.

Mateus 12:37 (Tradução do Novo Mundo): "Pois é pelas tuas palavras que serás declarado justo e é pelas tuas palavras que serás condenado".

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More