14 de junho de 2010

A História da Doutrina do Sangue

A História da Doutrina do Sangue

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Muitas das publicações citadas neste documento são dos originais em inglês. Note que até 1985 não havia sincronismo no lançamento dos artigos de "A Sentinela" e "Despertai!" do inglês para o português. Assim, para efeito de comparação das nossas citações deve-se sempre usar as edições americanas das revistas ou o CD-ROM Watchtower Library 1993 edition (que contém revistas mais antigas).


por Jan S. Haugland

COMO UMA TESTEMUNHA DE JEOVÁ que recusa sangue baseia a sua decisão na confiança na sabedoria e liderança divina da Sociedade Torre de Vigia, será instrutivo conhecer o registo da própria Sociedade no que se refere a questões médicas.

A aplicação que a Sociedade Torre de Vigia faz atualmente de certos textos Bíblicos, nomeadamente Atos 15:28, 29, para apoiar uma proibição relativa ao sangue para os Cristãos não era partilhada pelo seu fundador, Charles Taze Russell. Num comentário acerca do concílio apostólico de Atos 15, Russell disse:

“Ele [Tiago] sugeriu ainda que lhes escrevessem meramente para se absterem da contaminação dos ídolos (versículo 29), e de coisas estranguladas e de sangue — pois comendo tais coisas poderiam tornar-se pedras de tropeço para os seus irmãos Judeus. (Veja 1 Cor. 8:4-13) — e de fornicação.” (Zion’s Watch Tower [Torre de Vigia de Sião], 15 de Novembro de 1892, p. 1473, reimpressões)

Portanto, embora as transfusões de sangue ainda não estivessem em uso, Russell foi claro ao dizer que ele nem sequer considerava a lei dietética a respeito do sangue vinculativa para os Cristãos.Voltaremos a este ponto mais à frente.

Depois da morte de Russell a Sociedade mudou gradualmente a sua posição. A Watchtower [Sentinela] de 15 de Dezembro de 1927, página 371, sugeriu enfaticamente que a “proibição do sangue” em Génesis 9:4 se aplica a todos os homens. Ainda assim, como só estava sendo considerada a lei dietética, esta não foi uma questão controversa.

Um desenvolvimento que começou no fim da década de 1920 tornou-se muito mais importante em estabelecer a proibição posterior acerca do sangue do que qualquer texto Bíblico.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More