Como colocar as Testemunhas de Jeová para OUVIR pelo ex-TJ David A. Reed |
Reversões Doutrinárias
O que não falta é evidência, porque esta seita mudou seus ensinos mais do que qualquer outra religião tradicional. Vez após vez as novas publicações da Sociedade Torre de Vigia rejeitam os próprios ensinos e os substituem por novos.
Durante os primeiros cinqüenta anos a seita deu grande importância à grande pirâmide do Egito, referindo-se a ela como uma "Testemunha de Pedra de Deus", baseando os cálculos de tempo e profecias pelas medidas das câmaras internas da pirâmide. Então A Sentinela de 15 de Novembro de 1928 (edição americana - volume encadernado) reverteu este ensino, dizendo que: "Se a pirâmide não é mencionada na bíblia, então seguir estes ensinamentos é ser levado por vãs filosofias e falsa ciência e não seguir a Cristo." (pag. 341). E "Satanás coloca o seu conhecimento em pedras mortas, que podem ser chamadas de bíblia de Satã e não a testemunha de pedra de Deus” – Pag. 344
Durante o fim dos anos 20 e começo dos anos 30 (do século vinte), o segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia Joseph Franklin ("juiz") Rutherford rejeitou muitos outros ensinamentos do fundador Charles Taze Russell -- ensinos esses que o próprio Rutherford tinha endossado sob a presidência de Russel e que continuou endossando pelo menos nos primeiros dez anos de sua própria presidência, que começou logo após a morte de Russell em 1916.
Entre esses ensinos que foram rejeitados durante este período estava a celebração do natal, a crença que Jesus morreu numa cruz, e do governo democrático da igreja nas congregações locais. (Veja os livros Index of Watchtower Errors [Índice dos Erros da Torre de Vigia] e Answering Jehovah's Witnesses Subject by Subject [Respondendo as Testemunhas de Jeová Assunto por Assunto] ambos escritos por David A. Reed e publicados pela editora Baker Book House.)
A liderança que podia mudar o ponto de vista sobre as pirâmides egípcias de ser "testemunha de pedra de Deus" para a "Bíblia do Diabo" e que podia reverter-se a si mesma em uma multidão de outros tópicos poderia ser uma razão suficiente para que muitas pessoas abandonem um grupo religioso. Mas os sagazes líderes da Torre de Vigia introduziram uma outra doutrina que converte tal indecisão em “prova” de que esta é a organização de Deus.
Quando expostas a tais reversões de doutrinas, as Testemunhas de Jeová respondem numa reflexão rápida e bem treinada, citando Provérbios 4:18: "Mas a verdade dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito".
Treinadas a ver cada mudança de doutrina como um exemplo de "luz que clareia mais e mais", as TJ foram ensinadas a ver isto como evidência que são realmente a organização de Deus: Em que lugar alguém encontraria Deus corrigindo a liderança trazendo-as a um entendimento melhor?
Ainda assim, estas reversões de doutrinas são válidas de serem mostradas a uma Testemunha de Jeová -- especialmente se você puder documentar cada uma com fotocópias reais das publicações da Torre de Vigia. A maioria das Testemunhas de Jeová desconhece totalmente esses detalhes, e realmente vendo impressos esse velhos ensinos defendidos e ensinados com argumentos bíblicos pode chocar valores e fazer a Testemunha acordar e re-examinar suas crenças.
0 comentários:
Postar um comentário