30 de maio de 2011

Como colocar as Testemunhas de Jeová para OUVIR

pelo ex-TJ David A. Reed

Elas conhecem a Bíblia? - Ou apenas alguns textos que "provam"?

As Testemunhas de Jeová dão a impressão de conhecerem bem a sua bíblia. Folheiam com desenvoltura, de trás para frente e de frente para trás à procura de seus textos favoritos que "provam” seu ponto de vista, derrubando os argumentos do interlocutor – ou pelo menos atiram poeira o suficiente para obscurecer o assunto. Mas, na realidade, a maioria delas não conhece a bíblia.

O que elas realmente conhecem é uma dúzia de textos juntados e usados fora do contexto pela Organização delas a fim de criar um argumento que fica bem distante do que a bíblia realmente diz.

As TJ são ensinadas a acreditar que "estudam a bíblia" mais do que outras religiões, mas o seu material de estudo realmente consiste das publicações da Sociedade Torre de Vigia. Versículos da bíblia são citados, mas fora do contexto.

Não somente omitem o contexto, mas os versículos são realmente colocados num contexto diferente, a saber, o contexto do material da Torre de Vigia.

Para se ter uma idéia como isto pode mudar a idéia original , imagine uma passagem bíblica como um peito de peru cozido. Se alguém cortar o peito de peru e comer dele, esta saberá exatamente o gosto que tem. Porém se alguém lhe der apenas uma fatia dele cheio de mostarda entre fatias de pão, você saberá apenas o sabor do sanduíche -- não o gosto do peito de peru em si.

Da mesma forma, o sabor original ou o significado do versículo bíblico pode ser completamente perdido ou mudado quando fazemos um "sanduíche" com palavras introdutórias e com uma aplicação concludente nas páginas de um livro da Sociedade Torre de Vigia.

Alimentadas com essa dieta de “sanduíche das Escrituras”, as TJ's nunca realmente chegam a conhecer a bíblia. Mas, elas aprendem os ensinamentos da Sociedade Torre de Viga, junto com textos bíblicos usados por ela para “provar” tais ensinos, fazendo-os parecer que estão baseados na bíblia.

Quando as TJ discutem entre si qualquer assunto bíblico, farão referências e consultarão as publicações da STV para provar o ponto em discussão ou determinar em quê elas devem crer. Consultar os versículos bíblicos nunca é suficiente, porque elas sabem que suas suas crenças realmente dependem da interpretação da Sociedade para aqueles versículos.

De fato, as TJ procuram rotineiramente em suas publicações a interpretação mais recente, caso elas tenham estado na Organização o tempo suficiente para ver "a luz clarear cada vez mais" em vários assuntos.

Quando a Sociedade revisa profecias falhadas ou reverte certos pontos doutrinais, geralmente ela usa os mesmos versículos bíblicos para apoiar o novo ensinamento. A antiga interpretação é simplesmente descartada e uma nova interpretação é suprida como o significado oficial do versículo em questão.

Ainda, através de um processo que George Orwell chamou de pensamento duplo em seu romance futurístico “1984”, as TJ's realmente acreditam que seus ensinos vêm diretamente da bíblia, e apenas da bíblia, enquanto que ao mesmo tempo sabem em seus corações que tudo depende da interpretação atual vinda da sua matriz em Brooklyn.

Ocasionalmente , porem -- tal como quando alguma rebelião interna na organização assusta a liderança a ponto de fazê-la usar uma linguagem forte para manter os membros na linha -- uma afirmação é publicada que mostra a sua real atitude:

"Jeová Deus também tem provido a sua organização visível, seu 'escravo fiel e discreto' composto pelos ungidos pelo espírito, para ajudar cristãos de todas as nações a entender e aplicar apropriadamente a Bíblia em suas vidas. A menos que estejamos em contato com esse canal de comunicação que Deus está usando, não progrediremos na estrada da vida, não importa o quanto leiamos a bíblia." -- A Sentinela de 1 de dezembro 1981, pag. 27 (Edição americana).

Quando falam com pessoas de fora da organização, as TJ são treinadas a citar apenas as Escrituras -- não as publicações da Sociedade que formam a base real para as suas crenças.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More