30 de maio de 2011

Como colocar as Testemunhas de Jeová para OUVIR

pelo ex-TJ David A. Reed

Não apenas indoutrinadas, mas também treinadas, disciplinadas e ensaiadas

Caso sejam seus parentes, colegas de trabalho ou estranhos batendo à sua porta, as Testemunhas de Jeová são muito difíceis de se dialogar.

E não é por acaso. Elas são totalmente doutrinadas.

Seguindo um programa completo de estudo pessoal a TJ que se dedica e cumpre todas as obrigações acaba lendo a cada ano aproximadamente 3000 páginas das publicações da Torre de Vigia. Isto inclui 24 revistas semi-mensais de A Sentinela de 32 páginas cada, e um igual número de revistas Despertai! (recentemente a despertai passou a ser mensal), e 12 números da publicação interna “Nosso Ministério do Reino” de 4 a 8 páginas cada, mais um ou mais livros, brochuras e/ou outros folhetos que é uma das produções anuais típicas das gráficas da “Organização”.

Nessa maratona de leitura inclui-se também uma re-leitura de material de “estudo”, uma segunda vez quando elas sublinham as respostas de cada parágrafo em preparação para as reuniões; relendo ainda, uma terceira vez e talvez uma quarta durante a reunião. Normalmente há dois ou três “artigos de estudo” em cada número de “A Sentinela” que recebe uma atenção especial e leitura repetitiva em preparação às reuniões de Domingo. Há também um livro estudado parágrafo-por-parágrafo nas reuniões de estudo da Congregação que normalmente acontece às terças-feiras à noite. Há outros livros também ,que são usados em preparação para a designação da Escola do Ministério Teocrático que acontece as Quintas ou Sextas-feiras à noite.

Mesmo aquelas TJ que não se dedicam muito à leitura, se vêem às voltas com quase cinco horas de reuniões semanais. Além do estudo de perguntas e respostas essas reuniões consistem em sua maioria em discursos e discussões preparadas.

Tanto a já mencionada "Escola" e a reunião de Serviço trazem muitas demonstrações ensaiadas de uma TJ fazendo o papel de morador (ou seja você) e outra fazendo o papel de si mesmo batando na sua porta em circunstâncias menos formais.

Essas demonstrações na tribuna (púlpito), em frente a audiência do salão-do-reino mostram às Testemunhas de Jeová como apresentar a sua mensagem de forma eficaz. Elas aprendem como lidar, não somente com sua mensagem preparada para a semana, mas também com as objeções, perguntas e argumentos que VOCÊ provavelmente trará.

Por rotação, quase toda TJ ativa toma parte nessas ou outras demonstrações, tentando várias maneiras de abordagem e aprendendo a superar as objeções e a defender os argumentos levantados pela outra pessoa que faz o papel de não-testemunha de Jeová.

Em adição a tudo isto, quando se reúnem em grupos para saírem de porta em porta ( que é chamado de serviço de campo), ou em casa, antes de sair, se preparam novamente para esta atividade.

Assim, as chances que um argumento inteligente que você pensou em compartilhar com a próxima TJ que venha a sua porta, possa muito bem ser um argumento que ela já ouviu, praticou e aprendeu como se defender.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More