29 de maio de 2011

Como colocar as Testemunhas de Jeová para OUVIR

pelo ex-TJ David A. Reed

Pronto para um jogo de pingue-pongue bíblico ?

Quando qualquer crença não ortodoxa vier numa discussão, as Testemunhas de Jeová dirão "Acredito nisto porque a bíblia diz [parafraseando um versículo] no [capítulo e citação do versículo]," enquanto que uma resposta mais fidedigna teria sido, "Eu acredito nisto porque a Sociedade Torre de Vigia nos ensina que é assim que a bíblia diz."

Porém, infelizmente este é um ponto onde a maioria dos cristãos acreditam nas Testemunhas de Jeová, como evidenciado pela típica resposta do cristão consistindo em versículos bíblicos para refutar a doutrina TJ em questão.

Então um encontro de um cristão versus TJ lembra um jogo de pingue-pongue ou ou tênis-de-mesa. O cristão vem com um versículo da bíblia refutando uma doutrina TJ, e a Testemunha responde com um de seus textos favoritos que supostamente “prova” o seu ponto de vista. O cristão responde com outro texto, e a TJ faz o mesmo. Versículos bíblicos voam de um lado para outro por sobre a mesa até que ambos, suados e exaustos, pedem para parar o jogo.

Uma nova partida na semana seguinte rendem os mesmos resultados. Mesmo que o cristão consiga marcar mais pontos, a TJ ainda é uma TJ, e o crente se sente como que desistindo das TJs, concluindo que não faz sentido discutir com elas.

De certa forma, essa conclusão está correta -- da mesma forma que o homem tribal conclui que não faz sentido jogar mais água fria na caldeira quente do apartamento que ele está visitando.

Em ambos os casos a falha foi atribuída a esforços mal direcionados. Tais esforços teriam sucedido se tivessem sido mirados no alvo certo.

Derrubar o sistema de crença das Testemunhas de Jeová é similar a cortar uma árvore. O lenhador que mirar nas folhas maiores e mais brilhantes, golpeará seu machado o dia inteiro sem nenhum resultado. Assim é com o cristão que mira nas doutrinas principais das TJ e começa a balança-las.

As crenças TJ sobre teologia e o pós-morte são alvos atrativos para o cristão que sabe o que a bíblia realmente diz sobre estes assuntos. Mas essas crenças errôneas são sustentadas pela Sociedade Torre de Vigia, assim como as folhas e galhos são sustentados pela árvore, distantes do tronco.

A menos que o lenhador mire o tronco, vai balançar seu machado em vão. Assim acontece com quem entra em debate com as TJs acerca de doutrinas.

Ao invés de trabalhar novamente neste ponto, vou concluir com um exemplo da vida real -- uma olhada de perto com o que realmente acontece quando você mostra um versículo bíblico que refuta as crenças TJ:

Duas senhoras bateram à minha porta com as revistas Sentinela e Despertai em suas mãos. Deixei a que tomou a dianteira ir em frente com sua apresentação por um minuto ou dois, rejeitei a sua oferta pelas revistas e então perguntei se ela podia me responder uma pergunta antes de irem embora. Perguntei,

"É verdade que vocês acreditam que a 'grande multidão' de crentes serão recompensados com vida eterna na terra em vez de irem para o céu? Pode me mostrar na bíblia onde ela menciona esta 'grande multidão'?"

"Sim," ela respondeu, abrindo prontamente a sua Tradução do Novo Mundo, como eu sabia que faria, em Rev (Ap). 7:9, onde ela leu: "Depois destas coisas eu vi, e , eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas ; e havia palmas nas suas mãos."

Quando mostrei a ela o contexto e chamei a atenção que a "grande multidão" está representada lá "em pé, diante do trono" de Deus no céu, em vez de na terra, ela respondeu que toda a terra está diante do trono de Deus.

Então fiz ela folhear algumas páginas até Revelação, capitulo 19, onde também se fala desta "grande multidão" e pedi a ela que lesse o primeiro versículo: "Depois destas coisas ouvi o que era como a voz alta duma grande multidão NO CÉU. Disseram: 'Louvai a Já! A salvação, e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus.'"

"Então, onde está a 'grande multidão'?" Perguntei.

"Na terra," foi sua resposta.

"Por favor, leia novamente," eu pedi .

Desta vez, eu parei ela depois que leu a palavra céu e perguntei novamente onde o versículo localizava a "grande multidão." "Na terra," foi ainda a sua resposta.

"Qual foi a última palavra que a senhora leu?" perguntei.

"Aqui diz no 'céu'," ela finalmente admitiu, "mas a 'grande multidão' está na terra. Você não entende," ela continuou, "nós temos homens em nosso escritório central em Brooklyn, Nova Iorque, que explicam a Bíblia para nós. E eles podem provar que a 'grande multidão' está na terra; simplesmente eu não posso explicar isto tão bem."

Ai está! A Testemunha de Jeová pode olhar a palavra 'céu' na Bíblia e ver 'terra' no lugar -- porque é isto que a Sociedade Torre de Vigia ensina.

É como se a TJ olhasse para a Bíblia através dos óculos pintados pela Torre de Vigia que colorem o significado de tudo o que elas lêem.

O mesmo mecanismo mental rege qualquer tópico sobre a natureza de Deus, a condição dos mortos, a esperança futura dos cristãos, ou qualquer outro tópico que a Testemunha tenha sido treinada repetitivamente nas reuniões do salão-do-reino nas páginas das publicações da Torre de Vigia.

Mas isto não significa que as discussões com as TJ estão fadadas ao fracasso. O sucesso é possível se você tratar da doença ao invés dos sintomas, se você jogar água no fogo ao invés de jogar na caldeira, se você bater o machado no tronco ao invés de fazer isto nas folhas e galhos. Corte pelo tronco, e a árvore inteira cairá -- inclusive todas as folhas brilhantes e coloridas que te chamaram a atenção primeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More